Revisão de processos logísticos. Importante ou um mal necessário?

Domingo O. Martin Jr • 28 de dezembro de 2021

Este tema pode gerar uma séria de argumentações a favor ou mesmo contra em estar revisando as operações logísticas realizadas em uma empresa, seja esta uma empresa especializada em operações logísticas ou mesmo uma indústria de bens de consumo, por exemplo.

Max Weber, quanto estruturou a teoria burocrática, buscou apresentar a necessidade de se ter uma hierarquização nas organizações, onde cada um tenha suas responsabilidades e ações a serem realizadas de forma organizada e pautada em regras e padrões pré estabelecidos. 

Preciso aqui deixar claro um fato. Se desejamos  ter produtividade em um processo operacional, precisamos ter claro como ele é executado, pois, somente se gerencia o que é controlado!

Por mais que sejam bem estruturados pelas empresas, ao longo de sua existência, mostra-se comum os desvios de atribuições que um setor ou departamento acaba por absorver, ou mesmo ser orientado a realizar e assim, impactar diretamente no resultado esperado pela empresa. 

Estes desvios de atribuições, são assim definidos por Max Weber como sendo desvios burocráticos, o que comumente as empresas adotam como sendo efetivamente a “burocracia instituída na empresa”!

Ante a esta constatação de desvios, mostra-se mais que necessário implementar rotinas de análise, verificação ou mesmo auditagem não somente das atividades  focadas no âmbito de transformação — como, por exemplo, a gestão de qualidade de produtos — mas principalmente nos processos logísticos existentes na empresa!

O dito popular: “Quem conta um conto aumenta um ponto!”, faz todo o sentido quando avaliamos as atividades realizadas diariamente nas empresas: Em geral, as orientações de como deve se executar uma tarefa (principalmente em empresas com o foco em operações logísticas) é passada de maneira informal e interpretativa — o que vai contra a proposta apresentada por Max Weber de estruturar regras e padrões pré estabelecidos para se realizar uma tarefa para garantir a eficiência produtiva!

Logicamente que não podemos generalizar os fatos, mas um ponto é importante deixar claro aqui:

Toda a informalidade instituída em uma empresa irá impactar negativamente nos resultados a serem alcançados!

Assim, para se cortar o “mal pela raiz”, uma vez implementada as regras e padrões a serem seguidos para realização de qualquer que seja uma tarefa, mostra-se importante ter também as tarefas para avaliar se as regras e padrões estão sendo realizados de forma correta ou indicam uma necessidade de análise de melhoria, ajustes ou até eliminação do que este previamente estabelecido, mas não se mostra mais eficiente e eficaz como deveria ser! 

Deste modo podemos aqui deixar registrado que um processo eficiente e eficaz não é imutável, mas sim pode e deve evoluir para manter a empresa competitiva. Mas é importante deixar claro que esta evolução passa por uma necessidade clara de que seja bem estruturado de uma tal forma que permita identificar as regras, padrões e assim garantir os resultados que necessitam ser entregues independentemente do processo estruturado ou mesmo reestruturado.

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